top of page

“Enem caminho de oportunidade e transformação de vidas”.


 

     Instituído em 1998 com o objetivo avaliar as habilidades e competências adquiridas pelos concluintes da Educação Básica, as provas tinham um carater voluntário e de auto avaliação. E naquela ocasião teve mais de 157.000 inscritos dos quais mais de 115.000 fizeram as provas.

 

      Hoje o Enem é o segundo maior vestibular do mundo, tendo recebido no ano de 2015 8.472.096 inscrições das quais 7.746.118 estão aptos a participar das provas nos dias 24 e 25 do mês outubro. É o segundo maior acesso ao ensino superior do mundo, perdendo apenas para o exame gaokao realizado na China que em 2015 teve a participação de mais de 9.500.000 estudantes. No entanto, comparando a população chinesa com a brasileira não há o que se falar.

 

      Dá para perceber a importância desse exame para o Brasil, consequentemente, para nossos educandos, por conta disso, não poderia ser diferente a atitude daqueles que fazem parte da equipe da 4ª GRE, incluído gestores, técnicos, diretores de escolas e professores, além dos maiores interessados, os alunos, onde juntos, resolveram abraçar essa causa, dando apoio incondicional ao PROJETO DECOLA ENEM, que surgiu de um sonho de um dia garantir a todos alunos da rede pública o acesso a simulados de qualidade e que contribua para aprimorar aquilo que é ensinado nas escolas e possibilitar ainda mais a aquisição das habilidades e competências exigidas nas provas do Enem, a fim de que nossos jovens possam enfrentar esse exame com vistas a uma transformação positiva em vida.

Visto que buscamos apoio junto à SEDUC, que acreditou no projeto e prontamente nos atendeu fornecendo os cadernos de provas dos simulados que foram aplicados com os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries de 39 escolas jurisdicionadas por essa GRE, sendo atendido mais de 8.000 (oito mil) alunos. A aplicação dessas provas teve início no dia 08 de agosto de 2015 e finalizou em 14 de outubro de 2015.

 

        Essa etapa culminou com uma revisão realizada no auditório do Instituto Superior de Educação Antonino Freire (IESAF) dia 20 de outubro com a presença de mais de 400 alunos. O comentário das questões ficou sob a responsabilidade dos professores da nossa rede de ensino, que foram convidados e prontamente nos atendeu. Assim como nos atendeu também de maneira calorosa o diretor do Liceu, professor Avelar e sua equipe a quem agradecemos pela colaboração, bem como a todos os técnicos da 4ª GRE, aos diretores das escolas e professores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Vale ressaltar que as ações ainda continuam com o acompanhamento e apoio que será dado nos dias 24 e 25 e até janeiro quando será o acompanhamento dos resultados e orientações para as inscrições dos alunos nos processos seletivos de acesso ao ensino superior que utilizam a nota do Enem, ProUni e SISU.

 

    A dimensão do evento demonstra em primeiro lugar que nosso aluno tem sonhos e quer conquistá-los para crescer e em segundo lugar que a equipe da 4ª GRE com o apoio da SEDUC está realmente em sintonia com as necessidades e anseios de nosso jovens.

bottom of page